Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.448 vias cadastradas em 1.831 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.867 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Minas Gerais > Januária > Pontões do Peruaçu > Planeta dos Macacos

Ampliar imagem Planeta dos Macacos
André na conquista de Planeta dos Macacos.
Foto: Kate Benedict
Ampliar imagem Planeta dos Macacos
Croqui de Planeta dos Macacos (André Ilha).

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Planeta dos Macacos Imprimir informações da via
IV
Cadastrada por: André Ilha, em 19-01-2022 às 00:00
Alterada por: André Ilha, em 17-04-2022 às 19:24
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sudeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 20 metros
Descrição: Via com proteção móvel situada no grande pontão existente à esquerda do Pontão do Recanto, ao qual foi dado o nome de Pontão dos Guaribas e que, a exemplo daquele, também nunca havia sido subido.
Ela começa com um lance de agarras e segue por uma óbvia fissura larga em diagonal para a esquerda, que depois diminui até desaparecer por completo. Saída pela esquerda (crux) até chegar a um bom descanso em uma série de fendas horizontais.
Uma elegante passada em horizontal para a direita leva, então, a um pequeno trepa-pedra, seguido de uma fácil aresta cheia de navalhas e de pedras soltas (atenção!) de uns 5 ou 6 m até chegar à base do fácil lance final, onde é feita uma parada com uma fita longa passado em torno de um bloco. Segurança dada por Kate Benedict.
A descida deste e de outros pequenos pontões foi feita da seguinte forma: um escalador rapelava até o chão (no caso de "Planeta dos Macacos", nem saiu do chão), prendia uma ponta da corda em seu baudrier e o outro descia de volta ao chão pelo lado oposto, com o primeiro servindo de contrapeso. Depois, bastava recolher a corda pelo lado mais conveniente.
O Pontão do Recanto fica onde era a fazenda de um antigo morador local, o Silú. Tanto a localização da escalada (no mapa abaixo) quanto a sua orientação são APROXIMADAS, precisando ambas ser melhor identificadas.
Coordenadas: -15.089652765640222,-44.2609634285056
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .3 ao 4.
Data da conquista: 06/01/2000
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local